Receitas veganas: Como fazer hambúrgueres veganos?

Receitas veganas: Como fazer hambúrgueres veganos?

Hoje em dia, devido a grande força e popularidade que a alimentação vegana obteve, uma vasta gama de produtos foi aparecendo aos poucos para suprir essa nova demanda.

E tanto pela sua textura como pelo seu valor nutricional, são substitutos adequados para a carne de animale obviamente para fazer as mais diversas receitas veganas!

Ainda nesse artigo, vamos compartilhar 2 receitas saborosas de hambúrguer vegano, que são bem fáceis de se preparar! 🙂

Também mostraremos os ingredientes mais comuns que são semelhantes à carne de origem animal e que são mais usados na culinária vegana.

Quais ingredientes veganos substituem a carne?

Entre os vários ingredientes que substituem a carne, os legumes são um dos mais usados. Sua textura densa, seu alto valor nutricional e a sua versatilidade, o tornam a opção favorita da maioria dos veganos.

O Grão de bico, feijão, feijão e lentilha também são bem populares, além se serem os mais comercializados e usados em receitas veganas.

Da mesma maneira, ingredientes como o tofu ou o seitan, da soja e do trigo, respectivamente, são substitutos ideais para a carne tanto por sua aparência quanto por sua textura e sabor.

Tanto o tofu como o seitan, sem esquecer os legumes, são alimentos com alto teor de proteínas, essenciais para a regeneração celular e para muitas outras funções do nosso corpo.

Portanto, é necessário ao se tomar a decisão de não consumir mais carne animal, sua dieta seja muito bem equilibrada e tenha as proteínas necessárias para um funcionamento correto e saudável do corpo.

Como conseguir uma textura semelhante aos hambúrgueres originais?

Além dos ingredientes discutidos acima, alguns vegetais, como a abóbora ou alguns cereais, como as sementes de chia, são ideais para fornecer consistência e unir os ingredientes da mesma forma que a carne picada ou os ovos.

Olhar para a textura de cada alimento e ser criativo na maneira de  usá-los é a chave para o sucesso e para obter uma dieta vegana que seja ao mesmo tempo divertida, saborosa e equilibrada.

A textura dos hambúrgueres é semelhante à de uma massa compacta, de modo que as lentilhas ou os feijões esmagados, uma vez cozidos, têm uma textura e uma cor muito semelhantes às dos hambúrgueres de carne de animais.

Outro procedimento comum na criação hambúrgueres vegan é marinar tofu taco molho de soja, por exemplo, e uma vez adquirido um bronzeado, usar-se com sementes de quinoa chia ou previamente embebidos durante um textura ainda mais apetitosa e um sabor espetacular.

2 deliciosas receitas veganas de hambúrguer

Tanto as receitas quanto o valor nutricional dos hambúrgueres veganos podem ser muito heterogêneos, dada a disparidade de ingredientes que podem ser usados ​​para sua preparação.

De lentilhas a seitan, tofu ou abóbora, são alguns dos ingredientes mais comuns para criar deliciosos hambúrgueres veganos.

Em seguida, mostraremos a você 2 receitas de hambúrgueres veganos feitos com diferentes ingredientes e diferentes sabores que quebrarão a monotonia de suas receitas e aumentarão sua criatividade e a possibilidade de surpreender seu paladar.

1. hambúrguer de lentilha vegan


Hambúrgueres de lentilha vegan são um dos mais famosos e cozidos entre aqueles que optam por uma dieta livre do consumo de alimentos de origem animal.

Graças ao seu valor nutricional, rico em proteínas e vitaminas, é perfeito para as crianças, bem como para a maioria dos adultos. Sua preparação é muito simples e seus resultados são incríveis.

Ingredientes ( serve até 4 pessoas):

  • 500 gramas de lentilhas cozidas
  • 1 cebola pequena
  • 4 colheres de sopa de migalhas de pão
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • Meia abobrinha (opcional)
  • Folhas de alface e tomate (para acompanhar)
  • Azeite de oliva
  • Orégano, pimenta e sal

Modo de preparo:

As lentilhas devem ser cozidas; no caso de você tê-las comprado cozidas, elas serão drenados.

Enquanto isso, rale a cebola e os dois dentes de alho e adicione-os em uma panela previamente quente com uma colher de azeite. Refogue a cebola e o alho e retire do fogo.

Em seguida, adicione as lentilhas cozidas e escorridas em uma tigela, a mostarda, as quatro colheres de sopa de migalhas de pão, sal e pimenta e adicione a cebola com o alho previamente cozido.

Misture todos os ingredientes até que haja uma pasta homogênea.

Com a ajuda de suas mãos, crie bolas de tamanho médio e aperte-as levemente. Agora o hambúrguer está pronto para cozinhar em uma chapa quente, dois minutos de cada lado.

Continue a fazê-lo até que o hambúrguer vegano esteja dourado; no caso da adição de abobrinha,ele deve ser colocada juntamente com o molho de cebola e alho.

2. Hambúrgueres veganos de tofu e quinoa


Os hambúrgueres veganos de tofu e quinoa têm um sabor espetacular, e  ao marinar o tofu em molho de soja, ele ficará ainda mais gostoso.

Sua textura é muito semelhante à dos hambúrgueres normais e sua preparação é muito simples.

Ingredientes (serve até 4 pessoas):

  • 100 gramas de tofu
  • 50 gramas de quinoa crua
  • 1 cebola pequena
  • 2 tomates
  • 4 colheres de sopa de migalhas de pão
  • Molho de soja
  • Azeite de oliva
  • Pimenta, sal e manjericão em pó

Modo de preparo:

Primeiro a quinoa deve ser cozida. Para isso, um litro de água quente será fervido e a quinoa será adicionada até que esteja hidratada e inchada. Então o excesso de água será drenado.

Enquanto isso, marine o tofu no molho de soja por cerca de 10 minutos; depois disso, ele será ralado ou picado em pedaços muito pequenos, da mesma forma que a cebola e o tomate.

Em seguida, adicione a quinoa à mistura e amasse novamente até obter uma massa uniforme.

Uma vez que a massa tenha uma consistência adequada, as migalhas de pão serão adicionadas para fornecer ainda mais textura e consistência. Adicione uma pitada de sal, pimenta preta e manjericão em pó.

Agora é a hora de moldar a massa, bolas médias serão feitas e achatadas com a ajuda da palma da mão. Um truque para não desmantelar é rolá-las em migalhas de pão.

Finalmente, em uma panela quente com um pouco de óleo, os hambúrgueres serão cozidos de ambos os lados.


Espero que tenham gostado dessas 2 receitas ! Depois que vocês tiverem feito alguma delas, deixe um comentário e me diga como ficou!! 🙂

Deixe um comentário